Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A estréia da disciplina Direitos Humanos no Exame de Ordem 2010.3

A estréia da disciplina Direitos Humanos no Exame de Ordem 2010.3

No próximo Exame de Ordem o Provimento 136/2009 entrará plenamente em vigor, fechando o ciclo de mudanças idealizado pela OAB.

Tal mudança não é seo gigantesco crecimento dos cursos jurídicos por todo o Brasil, a OAB precisou rever seu mecanismo de acesso ao mercado da advocacia.


Dentre as mudanças mais sensíveis trazidas pelo no provimento, tivemos a supressão da consulta de doutrina e o fim do arredondamento das notas, ambas na 2 fase.

Essas alterações já foram implementadas.

Agora, prestes a completar um ano, será exigido na prova objetiva conhecimentos em relação a disciplina Direitos Humanos. Segue o provimento:

Art. 6º O Exame de Ordem abrange 02 (duas) provas, compreendendo os conteúdos previstos nos Eixos de Formação Fundamental e de Formação Profissional do curso de graduação em Direito, conforme as diretrizes curriculares instituídas pelo Conselho Nacional de Educação, bem assim Direitos Humanos, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina, além de outras matérias jurídicas, desde que previstas no edital, a saber:


[..]

§ 1º A prova objetiva conterá 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) opções cada, devendo conter, no mínimo, 15% (quinze por cento) de questões sobre Direitos Humanos, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina, exigido o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos para habilitação à prova prático-profissional.

A inclusão da disciplina Direitos Humanos merece algumas considerações.

Impende destacar que somente essa matéria será incluída na prova objetiva.


Boa sorte! Logo mais postarei um breve resumo da disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário