Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

MODELO DE RECURSO ADESIVO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA _º VARA DO TRABALHO DE_.










Processo nº _








Recorrente, já qualificado no processo descrito, na ação proposta pelo recorrido, por seu advogado que esta subscreve, inconformado com a respeitável sentença de folhas_, vem tempestivamente e respeitosamente à presença de Vossa Excelência interpor:





RECURSO ADESIVO



Com fulcro no art. 500 do CPC, combinado com a Súmula 283 do TST, de acordo com as razões em anexo, as quais requer que sejam recebidas e remetidas ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da _ª Região.







Segue comprovante do preparo, devidamente recolhido.







Requer a intimação da outra parte para contrarrazoar este recurso.








Nestes termos,

Pede deferimento.









Local e data.









Assinatura do advogado.

Nome do advogado.

OAB/_n°_

_________________________________________________________________________________________________________________



RAZÕES DO RECURSO ADESIVO





Origem:_Vara do Trabalho de _.

Processo n°_

Recorrente:_

Recorrida_





EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA _ª REGIÃO!

COLENDA TURMA!

DOUTOS JULGADORES!







1) RESUMO DA RESPEITÁVEL DECISÃO



A respeitável sentença de folhas condenou a recorrente ao pagamento das horas extras a recorrida, sendo que está exercia a função de empregada doméstica. Porém, não concedeu a insalubridade à mesma. Ocorre que a recorrida recorreu.



2) DO CABIMENTO DO RECURSO ADESIVO



Conforme foi descrito acima, a respeitável sentença de folhas condenou a recorrente ao pagamento das horas extras a recorrida, sendo que está exercia a função de empregada doméstica. Porém, não concedeu a insalubridade à mesma. Ocorre, que a recorrida recorreu.

O artigo 500 do CPC dita:



“Cada parte interporá o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigências legais. Sendo, porém, vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposições seguintes:



Parágrafo único. Ao recurso adesivo se aplicam as mesmas regras do recurso independente, quanto às condições de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior.”



Em consonância com o artigo supracitado, a súmula 293 do TST afirma:



“O recurso adesivo é compatível com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipóteses da interposição de recurso ordinário, de agravo de petição, de revista e de embargos, sendo desnecessário que a matéria nele vinculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrária.”



Diante de tais argumentos, conclui-se que quando, vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir à outra parte e, a tal recurso, se aplicam as mesmas regras do recurso independente. Vale dizer que tal recurso, conforme a súmula supracitada, é compatível com o processo do trabalho.

Ademais, faz-se necessário respeitar o princípio do contraditório, haja vista que o mesmo nos ensina que tudo aquilo que foi alegado deve ser contraditado, e é isso que o presente recurso busca.

Por fim, requer que o este Recurso Adesivo tenha o seu devido processamento e julgamento.





3) DOS MOTIVOS DA REFORMA DA RESPEITÁVEL DECISÃO



3.1) Do não pagamento de horas extras e seus reflexos legais a recorrida por se tratar de empregada doméstica



A respeitável sentença de folhas condenou a recorrente ao pagamento das horas extras a recorrida, sendo que está exercia a função de emprega doméstica.

O art. 7º, parágrafo único, da CF apresenta um rol taxativo a respeito dos direitos assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos. Ele descreve quais são os seus incisos compatíveis com tal categoria de trabalhadores. É notório que lá não está descrito o inciso XVI, o qual garante direito ao pagamento de horas extras aos trabalhadores, isto é, a nossa Carta Magna não assegura aos trabalhadores domésticos o pagamento de horas extras.

Como fundamentação jurídica deste tópico, destaca-se o princípio da legalidade, o qual afirma que o Estado deve se submeter ao império da lei. Ora, o art. 7°, parágrafo único, da CF é norma cogente em nosso país e portanto deve ser amplamente respeitado.

Diante de tais fatos, requer o não pagamento das horas extras, pois conforme foi exposto a recorrida exercia a função de empregada doméstica e dessa forma não faz jus a tal direito como dita a nossa Constituição Federal.





3.2) Do não pagamento do adicional de insalubridade e seus reflexos legais a recorrida por se tratar de empregada doméstica



A respeitável sentença de folhas condenou a recorrente ao pagamento das horas extras a recorrida, sendo que está exercia a função de empregada doméstica. Porém, não concedeu a insalubridade à mesma. Ocorre, que a recorrida recorreu deste sentença.

Como foi dito logo acima, o art. 7º, parágrafo único, da CF apresenta um rol taxativo a respeito dos direitos assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos. Ele descreve quais são os seus incisos compatíveis com tal categoria de trabalhadores. É notório que lá não está descrito o inciso XXIII, o qual garante direito ao pagamento de adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, isto é, a nossa Carta Magna não assegura aos trabalhadores domésticos o pagamento do adicional de insalubridade.

Cumpre salientar que os fatos alegados nesta peça são verdadeiros, conforme será provado em audiência ou documentalmente, o que demonstra a boa-fé da recorrente.

Por derradeiro, requer o não pagamento do adicional de insalubridade e seus reflexos legais a recorrida por se tratar de empregada doméstica.







Por derradeiro, requer que o presente recurso seja conhecido e provido pelos mais puros ditames da Justiça!







Local e data.







Assinatura do advogado.

Nome do advogado.

OAB/_n°_.

7 comentários:

  1. Professora..poderia disponibilizar o esqueleto das peças exigidas na segunda fase?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. professora, se for RECURSO ADESIVO AO RECURSO DE REVISTA AO TST, COMO SE ELABORA, HÁ DIFERENÇAS?

    ResponderExcluir
  4. professora, se for RECURSO ADESIVO AO RECURSO DE REVISTA AO TST, COMO SE ELABORA, HÁ DIFERENÇAS?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! te admiro, professora competente, adoro suas aulas

    ResponderExcluir