Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que fazer após a suspensão de concursos públicos?

Antes de começar a escrever neste espaço gostaria de, em poucas palavras, falar sobre minha imensa satisfação em integrar a equipe do Yahoo!. Quinzenalmente trarei artigos sobre carreira, concursos e mercado de trabalho, contando com o apoio da equipe do portal e com os comentários dos leitores para levantar sempre assuntos atuais e relevantes.

Vivíamos há oito anos um grande momento de euforia na economia e as promessas de reposição do efetivo do funcionalismo público tornaram-se realidade. Na semana passada, o governo federal anunciou uma redução nos gastos que envolveu o corte de novos concursos e também a nomeação daqueles candidatos que já haviam passado em seleções anteriores. Num primeiro momento, ocorreu por parte dos concurseiros uma grande preocupação, pois todos começaram a se questionar o que fazer com esse anúncio, não é mesmo?

Contudo, à medida que os dias foram passando, o governo começou a ser mais claro com essa decisão, colocando que cada caso será analisado dentro de suas necessidades e urgências. Imaginem se em nosso país poderíamos ficar sem concursos, por exemplo, na área da segurança federal? Claro que não! Então, para você que está se preparando para concurso, não perca seu foco, nem seus objetivos e suas metas, pois os concursos não existem somente na esfera do executivo federal.

Concurseiro que é concurseiro acaba sempre tendo que lidar com datas incertas de provas, pois se for esperar para estudar quando o edital sair, não conseguirá aprender todo o conteúdo necessário para realizar uma boa prova. Não pare com seus estudos! Siga em frente, pois, da mesma forma que as provas foram suspensas, temporariamente, elas poderão voltar a qualquer momento – e somente terão chances de aprovação aqueles que estiverem preparados.

Para quem tem uma rotina de estudo, o ideal é mantê-la. Mas, para os que estão pensando em entrar nesse “mundo”, é um bom momento para se organizar e estabelecer uma rotina que permita você a se organizar para prestar um bom concurso publico. Se você tem esse sonho ou essa vontade, não fique esperando acontecer a faça acontecer.

Dicas Práticas:

– Estabeleça um horário diário de estudos possível de ser cumprido;

– Escolha duas matérias para estudar por dia, pois quando estiver cansando da primeira poderá iniciar outra como um novo estimulo;

– Comece estudando as matérias que tem mais dificuldade. Com o passar do tempo é natural ir cansando, por isso é melhor que isso aconteça quando estudar uma matéria que goste mais;

– Tente não estabelecer metas inviáveis para se proteger de seus próprios medos e receios. Estimule-se em busca de algo que tenha total condição de fazer, ou seja, sua realização profissional.

Esta caminhada é árdua mas, sem duvida, será recompensadora. Faça dela um momento justo com o menor estresse possível. Ansiedades e nervosismo vão existir, mas cabe a você decidir o quanto vai sentir dessas emoções nessa trajetória. Boa sorte nessa escolha e conte comigo nessa caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário