Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tenham calma!

Concursos serão avaliados e nomeações estão suspensas

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que as exceções serão analisadas com rigor.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou na quarta-feira, 9, que novas contratações no setor público serão olhadas com lupa. Ela disse que solicitou um levantamento dos concursos realizados para avaliação. Até lá, todas as nomeações estão suspensas.

"O tom geral é ver com cuidado qualquer nomeação este ano", afirmou a ministra. Da mesma forma, a ministra disse que a realização de novos concursos também será vista com cuidado.

Miriam afirmou que não há neste momento qualquer medida para elevação dos valores pagos para os funcionários em cargo em comissão.

"A despeito dos DAS (cargos comissionados) estarem congelados desde o primeiro trimestre de 2007, não há nenhuma decisão neste momento embora eu ache justo esse realinhamento", disse a ministra.

Preocupação -
O corte no orçamento do governo federal veio como uma dose de desânimo para os concursandos. A notícia de que o governo suspenderá as nomeações para o serviço público de aprovados em concursos federais e de que não permitirá novas seleções neste ano foi recebida com preocupação pelo setor.

Considerada a proposta orçamentária para este ano, a previsão era que seriam abertas cerca de 40 mil vagas nos órgãos públicos federais.

Para a diretora-executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursados (Anpac), Maria Thereza Sombra, há concursos previstos que ela considera de segurança nacional e que não podem deixar de acontecer: “A ministra deveria rever sua posição, caso a contenção de gastos com concursos seja certa”.

Segundo ela, o percentual de aposentadorias previstas na área de segurança é de quase 50% e se novos concursos não forem realizados haverá um estrangulamento do funcionalismo público.

Déficit - O especialista em concursos públicos Ricardo Ferreira lembra que em 2008, o ministério também anunciou o corte e, no entanto, 43.088 vagas foram autorizadas. “Ela (a ministra) está usando a mesma cartilha para início de governo”, afirma.

Para ele, concursos como da Polícia Federal e Ibama não serão suspensos. Nos casos em que ainda não houve a posse do concursado, Ferreira recomenda que a Justiça seja acionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário