Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DICAS PARA A 2ª FASE DA OAB EM DIREITO DO TRABALHO

Primeiro, antes de escrever sobre as dicas, vou falar sobre você.

De um modo geral o candidato que irá fazer a prova da OAB na 2ª fase, praticamente não tem experiência jurídica, nunca fez uma peça (se fez foi daquele jeito...) e praticamente nunca foi ao fórum trabalhista ou assistiu uma audiência.

Mesmo para o candidato que fez estágio, vamos ser sinceros, com raras exceções, temos mão de obra barata e aprendizado que seria o interessante, não ocorre. Não é isso que acontece? Bom se sua resposta foi “sim, claro!” e você optou por direito do trabalho na 2ª fase da OAB fez a opção certa.

As peças mais comuns que caem na área trabalhista são reclamação trabalhista, respostas, recurso ordinário, agravo de instrumento e sempre uma peça de execução como embargos à execução ou agravo de petição. Na verdade essas são as peças que o candidato deverá saber fazer com precisão cirúrgica, ou seja, com todos os detalhes.

O candidato tem que ter em mente que será um mês de estudo, entre a primeira e a segunda fase, que valerá para a vida toda pois, os resultados da aprovação, no exame da oab, são ótimos, como um novo campo de trabalho. Haverá a necessidade do candidato fazer pelo menos uma peça por dia, durante o curso da segunda fase, e deverá conhecer seus livros manuseiando principalmente seus índices.

Um outro ponto é o investimento que o candidato tem com os livros. Bastam as minhas indicações de sala. Uma CLT, como a da LTR e um Vademecum atualizado são imprescindíveis!


No que tange aos estudos o que o candidato deverá saber? Estude organização da Justiça do Trabalho (art. 111 a 116 da CF) além dos artigos 840, 852 A e seguintes além do 876 a 900 todos da CLT. Esses artigos o candidato tem que saber o que dizem e principalmente fazer sua interpretação.

No que tange a estrutura da peça o que o aluno deverá lembrar? A cada tópico aberto deve existir uma lógica, ou seja, fato, fundamento e conclusão. Deverá ter o que a OAB chama de silogismo (começo, meio e fim).

Não vamos nos ouvidar das cinco questões que o candidato deverá fazer juntamente com a peça processual. Seja objetivo responda de uma forma concisa e aponte sempre o fundamento legal da pergunta.

Última dica não se esqueça de acessar o meu blog e ter maiores informações. Boa prova.

Profª Sabrina Dourado

2 comentários:

  1. MUITO BOM O COMENTARIO PROFESSORA SABRINA., ALGUMA DICA PARA IDENTIFICAÇAO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS NA CLT, isso e o que pega no meu caso isolado., qualquer dica favor me orientar querovc68@htomail.com

    ResponderExcluir
  2. Professora mais um pedido a Senhora poderia disponibilizar o esqueleto das peças mais recorrentes querovc68@hotmail.com

    Andri Marcos

    ResponderExcluir