Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Exame feito por engano não gera dano a paciente
O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de indenização por violação de intimidade de um paciente que descobriu ser portador de HIV em um exame feito por engano. Segundo o ministro Massami Uyeda, mesmo que o paciente não desejasse saber sobre a enfermidade, a informação correta e sigilosa não ofendeu sua intimidade, diante do interesse maior da preservação da vida.

Para o ministro, já que o paciente quis fazer outros exames, tinha interesse em preservar a própria saúde. Assim, não é razoável que alguém alegue ter o direito de não saber ser portador de doença grave. “Tal proceder aproxima-se da defesa em juízo da própria torpeza”, considerou.

Sobre a conduta do hospital, Uyeda disse que, apesar do engano nos exames, não houve erro na medida em que seu objetivo principal é a busca da saúde e, por isso, não poderia deixar de informar o paciente do resultado positivo.

O voto também abordou o interesse público, ao considerar que é essencial que o paciente de doença grave e transmissível, como a Aids, tome providências para prevenir a disseminação do HIV.

O ministro foi seguido pelos colegas, com exceção da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, que entendeu que o hospital foi negligente ao errar no pedido de exame e deveria indenizar o paciente. Para ela, a intimidade foi agredida na “investigação abusiva da vida alheia”. “A constatação da doença propiciar melhores condições de tratamento, por si só, não retira a ilicitude de sua conduta – negligente – de realizar exame não autorizado”, argumentou.

No caso, foi pedido o exame “anti-HCV”, mas por erro foi feito teste de “Anti-HIV”. O pedido foi negado em primeira instância e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O TJ-SP não identificou nexo causal entre a conduta do hospital e o abalo psíquico ao paciente, e considerou que não houve comunicação errônea de uma doença, mas um resultado efetivamente positivo. Para o tribunal, não houve divulgação do resultado para terceiros e seu conhecimento é benéfico para o doente. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Resp 1195995

Um comentário:

  1. Já conhece o www.mastigandoemsalvador.blogspot.com?
    Um espaço onde você encontra resenhas sobre aventuras gastronômicas realizadas em diversos locais da nossa cidade. E, além de você poder participar ativamente, tem sorteios exclusivos para os seguidores soteropolitanos! Não sabe onde comer hoje? Consulte o Mastigando em Salvador!

    ResponderExcluir